domingo, 6 de março de 2011

Homens da Luta: Ironia ou Protesto?

O grupo comediante “Homens da Luta” foi o vencedor da última edição do Festival RTP da Canção, evento que ano após ano se tem vindo a tornar cada vez mais deprimente, promotor de “talentos” musicais paupérrimos, nada representantes da música que por cá se faz.

Os vencedores foram encontrados pela votação do público que assistia ao programa e nada de extraordinário seria, e até compreensível pela quadra carnavalesca, se não fosse esse agrupamento representar o País no encontro internacional. Mesmo tendo concorrido em jeito de galhofa, longe estariam Falancio e companhia de imaginar este final…

O povo, dedicado a quebrar records do Guiness nas actividades mais descabidas que se possam imaginar, tem vindo nos últimos tempos a satirizar situações que se revestem de maior ou menor importância. Recentemente foram as eleições presidenciais onde o candidato que se auto-dedicou à sátira recebeu um número considerável de votos. Mais distante, um ditador foi considerado a personagem mais relevante da História portuguesa.   Agora toda a Europa vai conhecer a faceta mais hilariante do nosso povo, mesmo depois de conviverem com a representação do engenheiro (também foi a um Domingo…) Sócrates e seus pares.

Contudo, uma reflexão mais séria se impõe. Cada povo tem a sua maneira de protestar e num País de pacatos costumes onde nas mais intensas manifestações populares nem uma pedra é lançada, opta-se pelo protesto ridicularizando situações, mesmo que seja de todo desaconselhável.

É uma forma, veremos no futuro o que produz. Uma coisa já sabemos: imaginação não nos falta.

A propósito ainda pensei: Se o Professor Pardal fosse vivo poderia vir a ser Ministro da Ciência? Não, pois seria cidadão americano…

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque não o prof.Pardal ministro da Ciência? Já temos a Branca de Neve na Educação, a Madame Min no Trabalho, o coronel Cintra na Defesa, o Urtigão nos estrangeiros. O Tio Patinhas é que não quis sair da SONAE...
Fernando