sábado, 23 de outubro de 2010

O Oeste Longínquo europeu!

Fazem parte da História do nosso País, nas suas origens, lutas constantes entre povos bárbaros que vinham chegando ao nosso território, lutas essas travadas em nome da fixação desejada. Eles foram Alanos, Vândalos, Suevos e Visigodos, estes que por serem os mais fortes subtraíram todos os outros.

Eram a Lusitânia e a Calécia o último e longínquo reduto do poderoso Império Romano que por ser o mais pobre, se tornava o local para onde os invasores bárbaros eram “encaminhados”. Ao que se consta, embora pobres eram sítios tranquilos ainda que sob o domínio dos Imperadores, com razoável margem de evolução no futuro. Talvez por isso tenha despertado a cobiça de berberes muçulmanos em 711 originando uma forte invasão proveniente de África e acabando com o sossego reinante.

Também no Velho Oeste americano, a rotina e o sossego só são quebrados quando um grupo de jogadores de poker se lembra de partir o saloon ou quando o xerife aparece de rompante aos tiros porque descobriu um novo bandido.

Por cá outras notícias preenchem o nosso quotidiano. A velha Lutécia e arredores continuam a ferro e fogo pois grupos de cowboys insurgem-se contra as medidas do xerife local. O nosso ocidente mais extremo serve de esconderijo a membros da Máfia italiana e da ETA basca.

Dois grupos de velhos “bandidos” depõem as armas e sentam-se à mesma mesa onde, sob a vigilância de virtuais xerifes, vão discutir o que melhor fazer com dinheiro que não lhes pertence.

Não se sabe se haverá whisky e bailarinas. Presume-se que sairão todos amigos e que os subordinados continuarão a viver mais pobres mas sob um sol radioso…

Ricardo Duarte

Sem comentários: