sábado, 8 de janeiro de 2011

Difícil de prever?

A desvantagem do capitalismo, é a desigual distribuição das riquezas e a vantagem do socialismo, é a igual distribuição das misérias.”
                                                                                                                   
 - Winston Churchill


"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."

- Karl Marx in “Capital”


Quando nos propomos fazer um estudo em qualquer área, o passo inicial é sempre recorrer à bibliografia existente. Nela, grandes estadistas, filósofos, investigadores deixaram produzidos trabalhos de anos das suas vidas dedicados a causas. É assim, na História, Economia, Sociologia, em tudo. Nos trabalhos publicados sustentamos o nosso próprio como prevemos desenvolvimentos futuros.

As duas citações supra mencionadas pertencem a duas figuras inquestionáveis da nossa História que dispensam qualquer apresentação e enquadram-se nas temáticas da política e da economia. Embora de linhas de pensamento totalmente opostas convergem para a realidade que vivemos nos dias de hoje.

Daí que a questão em epígrafe faça sentido quanto mais não seja porque pelo menos uma vez já deve ter despertado a reflexão de cada um de nós.

Não! Já tudo estava mais que previsto. A bolha Madoff ia rebentar. Sabia-se o que se passava no BPP. Sabia-se como ia acabar o BPN. Sabia-se como iriam reagir as instâncias internacionais à bandalheira portuguesa, ainda que assentes em carácter especulativo. E o que foi feito? Nada.

Nada porque os brilhantes estadistas de hoje além de incompetentes agem com má fé. Nada porque nem sequer conseguem aproveitar o que lhes foi deixado. Sobranceiramente olham para os grandes nomes do passado como desactualizados, descontextualizados, alguém que somente faz parte da história. Demagogicamente citam a Bíblia comummente nos seus discursos, talvez não sejam textos tão antigos...

E pior do que se revelarem nulidades no seu tempo, também o futuro padecerá com tal pois não creio que a esmagadora maioria da classe governante existente consiga produzir algo que possa ter interesse cientifico relevante nos tempos posteriores.

Paradigma disso mesmo é a campanha eleitoral que vivemos onde os diversos candidatos não conseguem apresentar uma ideia estruturante para… quatro anos. Ironicamente o candidato Coelho parece ser o mais lúcido…

Contudo a resignação é indesejável e à boa maneira da dialéctica hegeliana serve uma frase de outro grande estadista, Charles De Gaulle, como síntese das duas acima transcritas:

“O fim da esperança é o começo da morte”

2 comentários:

Anónimo disse...

Marx também dizia: a História repete-se sempre duas vezes:primeiro como tragédia, depois como farsa
Fernando Morais Gomes

Apostol disse...

Por mim, isto tudo resume-se a uma forma mais simplista do pensamento dos nossos pseudo-políticos: se só estou no poleiro por 4 anos, porque é que me vou preocupar com o resto? Quem vier atrás que apague a luz!
Na realidade, a crise em Portugal, pode ter uma outra explicação, não falada porque extremamente inconveniente. Olhemos factos: a adesão à UE trouxe a destruição da maioria do tecido produtivo português, sobretudo nos sectores primário e secundário (os que verdadeiramente geram bens) em detrimento dos mercados produtores europeus, em especial alemão, francês, britânico e, secundário, espanhol.
Verdade que a UE 'meteu' neste país muitos milhões de euros. Bom: temos os milhões gastos em betão, maioritariamente no consulado de Cavaco Silva e continuado nos consulados socialistas e sociais-democratas posteriores. Temos os milhões desbaratados em formação profissional duvidosa, além dos escândalos dos dinheiros desviados do Fundo Social Europeu (desde o social-democrata José Alfaia ao socialista Torres Couto - citando apenas dois dos exemplos mais falados na época), tivemos casos, por exemplo de formação de guias de museu, quando isso era um profissão não contemplada pelos próprios museus ou seja, a pessoa formava-se em guia de museu, mas depois o museu não lhe dava trabalho, porque não havia esse quadro profissional. Temos os milhões pagos em subsídios ao sector produtivo: uns para não produzir, como aconteceu na agricultura, outros para reconversão, gastos logos nas mais necessárias máquinas: Ferrari, Mercedes, Audos, etc. etc.
Ou seja se por um lado fomos pagos para destruir a maioria do nosso tecido produtivo, pelo outro, empresários e políticos desbarataram recursos, com o nosso aplauso do dinheiro fácil (esta é uma das virtudes das democracias - temos os governos que merecemos).
Neste contexto, sabia-se que a partir de 2006 Portugal deixaria de receber os subsídios da UE. Mas como cigarras que somos, continuámos alegremente cantando sem prever futuro. E agora, acabado os restos dos dinheiros europeus que ainda por aí havia..... "Em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão", assim diz o povo.